Enfermagem

Sobre o curso

O Curso de Graduação em Enfermagem  oferecido pela Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), tem como objetivo  formar um Enfermeiro com perfil humanista, crítico e reflexivo, com foco em uma formação generalista e qualificado para o exercício profissional, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes, atuando com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania na promoção da saúde integral do ser humano. Sendo assim, este profissional terá como papel preponderante gerenciar o cuidado de enfermagem com uma visão holística e desenvolver o cuidado por meio de serviços qualificados e articulados com as atuais necessidades da estrutura social.

 

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Duração: 5 anos

Turno: Noturno (com aulas aos sábados)

Vagas: 60 semestrais

Campus: Goianésia

Ato Regulatório:
Portaria SERES nº 893 do dia 19 de Julho de 2010
Ato de Reconhecimento: Portaria SERES nº 819 de 29 de outubro de 2015

“A melhor maneira de se encontrar é se perder a serviço dos outros.”

 

Mahatma Gandhi

Mercado de Trabalho

O enfermeiro é capacitado para trabalhar com planejamento, organização e execução de assistência hospitalar a pessoas e grupos. Também auxilia na manutenção da saúde e na prevenção de doenças, promoção e a reabilitação, coordena equipes e recursos materiais em unidades de saúde ou afins.
Pode atuar em diversas áreas tais como: Consultoria, Enfermagem Cirúrgica e pós-cirúrgica, Enfermagem Geriátrica, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem do trabalho, Pesquisa clínica, Home CARE, Gestão hospitalar e Auditoria, Ensino e pesquisa, Enfermagem Obstétrica, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem de Resgate, Enfermagem em Controle de infecção Hospitalar.

Matriz Curricular Detalhada  
MATRIZ CURRICULAR2018.1
CHCR
TOTAL CURRICULO
TOTAL ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TOTAL GERAL DO CURSO4660233
1º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Ciências Biológicas I: Fisiologia e Disfunções Celulares804
Ciências Biológicas II: Concepção e Formação do ser Humano603
Ciências Biológicas III: Movimento804
Comunicação em Enfermagem402
Introdução à Enfermagem804
Investigação e Vigilância em Saúde I: Informática Aplicada à Saúde402
Políticas de Saúde402
TOTAL42021
2º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Ciências Biológicas IV: Metabolismo804
Ciências Biológicas V: Dinâmica Vital804
Ciências Biológicas VI: Agressão e Defesa I603
Deontologia e Exercício Profissional de Enfermagem402
Enfermagem Ambiental603
Língua Portuguesa804
Metodologia do Trabalho Científico402
TOTAL44022
3º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Cidadania, Ética e Espiritualidade402
Ciências Biológicas VII: Agressão E Defesa II1005
Consulta de Enfermagem1005
Filosofia do Cuidar402
Interpretação de Textos Aplicados à Enfermagem402
Matemática Aplicada à Enfermagem402
Sistematização da Assistência de Enfermagem I1206
TOTAL48024
4º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Antropologia Aplicada à Saúde da Família603
Ciências Biológicas VIII: Agressão E Defesa III603
Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar603
Enfermagem em Programas Nutricionais e Práticas Alimentares402
Farmacologia Aplicada a Enfermagem I804
Investigação e Vigilância em Saúde IV: Bioestatística402
Saúde e Sociedade II: Sociologia402
Simulados I402
Sistematização da Assistência de Enfermagem II603
TOTAL48024
5º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Bioética Aplicada à Enfermagem402
Doenças Transmissíveis603
Enfermagem em Saúde da Mulher1005
Farmacologia Aplicada à Enfermagem II804
Ferramentas para Educação em Saúde603
Investigação e Vigilância em Saúde V: Epidemiologia402
TOTAL38019
6º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Enfermagem Cirúrgica1005
Enfermagem em Saúde Coletiva1206
Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente I603
Psicologia Aplicada à Enfermagem603
Sistematização da Assistência de Enfermagem III1206
TOTAL46023
7º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Enfermagem em Hemoterapia e Interpretação de Exames402
Enfermagem em Obstetrícia1005
Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente II804
Enfermagem em Vigilância em Saúde804
Optativa I402
Simulados II402
TOTAL38019
8º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Administração Aplicada à Enfermagem804
Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso1206
Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria1005
Optativa II402
Produção Científica em Enfermagem I603
TOTAL40020
9º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Enfermagem no Cuidado a Pacientes Críticos1005
Estágio Supervisionado I1005
Estágio Supervisionado II1005
Estágio Supervisionado III1407
Estágio Supervisionado IV1206
Seminários Interdisciplinares I402
TOTAL60030
10º PERÍODO
DISCIPLINACHCR
Administração de Serviços de Saúde402
Estágio Supervisionado V1206
Estágio Supervisionado VI1407
Estágio Supervisionado VII1005
Estágio Supervisionado VIII1407
Produção Científica em Enfermagem II402
Seminários Interdisciplinares II402
TOTAL62031

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório no Curso de Engenharia Agronômica, e é realizado ao longo do 9º e 10º período. O desenvolvimento do TCC decorrerá como conseqüência de um processo desenvolvido durante todo o curso, tomando como foco de exercício para a construção deste, as disciplinas de estágio supervisionado e projetos de pesquisa. Tomando como base o aspecto vivencial desenvolvido por meio das experiências decorrentes dos estágios, bem como da reflexão e construção do projeto de pesquisa, o Trabalho de Conclusão de Curso deverá ter a orientação de um professor do quadro docente do Curso de Agronomia, supervisionada pelo coordenador da disciplina de TCC. O TCC tem como finalidade principal proporcionar ao estudante de Agronomia a associação entre a teoria adquirida a partir do desenvolvimento dos conteúdos ministrados no decorrer do curso e a prática em pesquisa científica, contribuindo para que graduando identifique afinidades em relação às possíveis áreas de atuação profissional.

Regulamento de TCC

Estágio Curricular

O Estágio Curricular Supervisionado é concebido neste curso, como um componente curricular que complementa o perfil do formando, consistindo numa atividade obrigatória, mas diversificada, tendo em vista a consolidação prévia dos desempenhos profissionais desejados. A realização do estágio alia conhecimento acadêmico com a experiência vivencial do ambiente de trabalho, porque elucida e complementa, na prática, os temas abordados nas aulas pelos professores.

Á medida que os resultados do estágio são verificados, interpretados e avaliados pelo próprio acadêmico estagiário, este deve estar consciente do seu atual perfil, para que ele próprio reconheça a necessidade da ratificação da aprendizagem nos conteúdos em que revelam equívocos ou insegurança de domínio. Assim, o próprio acadêmico assegura-se da reprogramação teórico-prática e reorientação que se revelará no exercício profissional.

O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula. Desta forma, o docente contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização deste aluno, onde através do estágio, ele se prepara para assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e profissional qualificado.

O Estágio é realizado por meio de atividades externas devidamente comprovadas de acordo com o regulamento do estágio e supervisionadas pelo orientador de campo. Atualmente, a instituição conta com 26 empresas conveniadas nos mais variados ramos: produção de açúcar e álcool, elaboração de projetos, fazendas envolvidas com a produção de diversas culturas, cooperativa de agricultores, biotecnologia, meio ambiente, irrigação, produção de borracha, agrobusiness, produção de sementes, produção de mudas, processamento de alimentos etc. Todo semestre, a instituição firma convênio com novas empresas para possibilitar número maior de opções ao acadêmico do curso de agronomia.

O Estágio Curricular Supervisionado possui um total de 240 horas/aula, sendo cursados no 10° períodos respectivamente, com acompanhamento de supervisor e professor de estágio. A avaliação do estágio é feita por meio da entrega de documentos (listados no regulamento de estágio) e entrega do relatório final de estágio.

Regulamento de estágio

Atividades de Extensão

Os estudantes do curso de graduação em Agronomia têm as seguintes possibilidades oferecidas para atividades de extensão durante a realização do curso, objetivando a permanente articulação com a realidade social e do vínculo do trabalho:

Participação na Empresa Júnior de Agronomia que é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída por alunos de graduação do curso de Agronomia da Faculdade Evangélica de Goianésia que prestam consultoria e desenvolvem projetos para agricultores na pessoa física ou jurídica, nas suas áreas de atuação, sob supervisão de professores e profissionais especializados. Possui um estatuto social próprio e tem como missão, “assessorar estrategicamente de modo criativo e inovador, utilizando profissionais éticos, por meio da integração entre alunos e professores orientadores na busca de resultados com eficiência e eficácia”.

A Empresa Junior tem a sua disposição, além de um professor responsável pela sua coordenação, professores do curso de Agronomia que orientam os alunos-consultores em todas as fases de desenvolvimento dos projetos. Assim, os alunos têm o necessário respaldo em suas atividades, garantindo o sucesso dos trabalhos e aprendendo o dia-a-dia das atividades profissionais com absoluta segurança, traduzindo como importante exercício da prática profissional relacionado com a formação acadêmica dos alunos do curso.

Os discentes são estimulados à participação e organização de eventos, como: encontros, seminários, congressos, dias de campo, reuniões, conferências, entre outros, de cunho regional, nacional e internacional. Essas atividades têm como objetivo proporcionar aos diversos níveis de participantes (pesquisadores, profissionais liberais, empresários, produtores e estudantes), a troca de experiências, as informações atuais, relevantes e estratégicas para a formação dos profissionais do agronegócio.

A Faculdade busca estreitar os laços com a comunidade através de atividades sociais. No decorrer do curso são oferecidos aos alunos cursos de extensão, alguns em parceria com o SENAR, visando assuntos da atualidade no mercado do Agronegócio, proporcionando a atualização dos discentes quanto ao mercado de trabalho.

Outra importante atividade de extensão são os estágios não obrigatórios, que é desenvolvido nessa instituição de acordo com a legislação específica, ficando a cargo da coordenação de estágio, disciplinar, acompanhar os termos referentes ao estágio. Essa modalidade de estágio vale como atividades complementares, no limite de 60 horas, conforme o regulamento de atividades complementares.

Pesquisa

A Faculdade Evangélica de Goianésia considera a pesquisa como elemento catalisador do conhecimento científico, técnico, humanístico e ético, que, articulada ao ensino e extensão, exerce relevante papel na produção do conhecimento, propiciando o envolvimento teórico-empírico e a formação profissional pelo exercício da reflexão. O estudante tem a possibilidade de realizar pesquisas, sobre orientação de um professor, dentro de um dos seguintes programas:

 

Nome do grupo de pesquisa: UBUNTU

Líder do Grupo: Elias Emanuel Silva Mota

Resumo do Grupo

O Grupo de Pesquisa “UBUNTU” criado em 2017, é composto por professores e estudantes da área da saúde e meio ambiente. O objetivo do grupo é realizar reflexões e contribuir com ações voltadas à proteção e promoção à saúde das populações em situação de vulnerabilidades, tendo em vista a dificuldade de acesso à saúde e recursos sócios educacionais. Destacamos que trabalhos vêm sendo realizados com populações privadas de liberdade, assentados e quilombolas. O grupo atua com atividades de pesquisas e extensão e já conta com trabalhos publicados em eventos científicos e tem como pretensão viabilizar e contribuir com ações voltadas a melhoria de vida destes grupos. Atualmente existe uma parceria entre os alunos, professores e estas populações.

 

Membros do Grupo

  • Agnês Raquel Camisão
  • Bruna Póvoa Ribeiro
  • Bruno Cassiano de Lima
  • Camila Cardoso
  • Clara Lusia Sousa
  • Dirlei Umbelino dos Santos
  • Elias Emanuel Silva Mota
  • Giovana Oliveira Silva
  • Giuliana Oliveira Silva
  • Jéssica Catrine Vieira Nascimento
  • Jordana Fernandes Alves
  • Lalleska Moreira de Lemos
  • Lauanny Christiny Albino Naves
  • Meiriele Lourdes da Silva
  • Pabline de Souza Pessoa
  • Sidnei Sanches Nascimento da Silva
  • Tainara Ferreira Nunes
  • Welida Ribeiro Guedes

 

Linhas temáticas:

Saúde e meio ambiente de Populações Vulneráveis

Atividades Complementares

As atividades extra sala correspondem a práticas acadêmicas que buscam ampliar o currículo e enriquecer o perfil do formando. Estas atividades são avaliadas na instituição por meio das atividades complementares de 300 (trezentas horas) horas/aula, e dos Estágios Supervisionados 240 (duzentas e quarenta) horas/aula.

As atividades complementares ampliam os horizontes do conhecimento do aluno para além do ambiente da sala de aula e propiciam a transdisciplinaridade no currículo. Constituem, portanto, ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo graduando, por meio de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, que integram o currículo. Caracterizam-se também como atividades paralelas ao curso, de aprofundamento e diversificação de estudos, que possibilitam o reconhecimento de habilidades e competências do aluno fora do ambiente escolar. O aluno deve desenvolver essas atividades segundo sua própria conveniência, oportunidade e compatibilidade de horário com as disciplinas curriculares, desde que guarde correlação com a área de conhecimento do curso.

As atividades complementares, assim, destinam-se a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais. Na prática, as atividades complementares são mecanismos para aproveitamento dos conhecimentos adquiridos pelo estudante por meio de monitorias, estágios, programas de iniciação científica, atividades de extensão, participação em eventos científicos e culturais, participação em shows, visitas a museus e exposições ou em programas e cursos oferecidos por organizações empresariais. A descrição de todas as atividades complementares aceitas no curso encontra-se no Regulamento de Atividades Complementares.

Regulamento das Atividades Complementares

Diferencial Profissional

O Município possui a economia baseada no agronegócio, uma agricultura e produção rural bem diversificada. Há a presença de várias agroindústrias na região e comércios em geral. Possui uma Cooperativa de processamento de leite (CAGEL) e uma Associação dos Produtores de Leite de Goianésia (APROLEITE) em que todos integrantes produzem leite tipo “A”. Três usinas de álcool, açúcar e energia: A Jalles Machado, a Unidade Otávio Lage-Codora e a Usina Goianésia. Possui ainda uma indústria de processamento de polpa, a Goiás Alimentos Ltda – Goialli; a Vera Cruz Agropecuária, empresa de agronegócios; além da empresa de origem francesa Limagrain Guerra do Brasil, indústria de grãos e Geociclo, indústria de fertilizantes. Vale ressaltar que, em município vizinho, Barro Alto, está a Anglo American, empresa de mineração de grande porte, que impacta diretamente a economia de Goianésia. Também, outra grande fonte de emprego e renda está no comércio local, que tem se desenvolvido e diversificado a passos largos com o decorrer dos anos e o crescimento populacional de Goianésia. Possui atualmente 88 estabelecimentos industriais, um Distrito Agroindustrial (DAIGO – Condomínio industrial), um frigorífico (Minerva Indústria Com. Importação e Exportação Ltda.), dois laticínios (Cooperativa Agropecuária de Goianésia Ltda. e Laticínios Queijão Ltda.).

Os produtos agrícolas com maior peso na economia goianesiense são: a cana de açúcar, o tomate industrial e a seringueira. O milho, o sorgo, a soja, também possuem influência na produção agrícola regional. Além de ter uma agricultura familiar bem diversificada que produzem hortaliças para abastecer o Município. As pequenas propriedades rurais têm, em sua maioria, como principal fonte de renda, o leite, que é destinado a abastecer os laticínios da região. Possui cerca de 400 agricultores e produtores familiares que são membros de 14 associações organizadas em uma central, localizada na feira Mauro Silva, que fomentam a feira livre do produtor rural as quartas e sextas feiras no Município.  Outras atividades relevantes no cenário econômico são: o ramo frigorífico, a produção de ração, sal mineral, calcário, brita e cerâmica.

A presença de instituições de Ensino Superior em qualquer região é elemento fundamental de desenvolvimento econômico e social, bem como de melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que proporciona o aproveitamento das potencialidades locais. Da mesma forma, os municípios que possuem representações de universidades, estão permanentemente desfrutando de um acentuado processo de transformação econômica e cultural. Que é propiciado por parcerias firmadas entre essas instituições e as comunidades em que estão inseridas, que fomentam a troca de informações e a interação científica, tecnológica e intelectual. Estes dados justificam a presença de um Curso de Agronomia na região, como forma de fomento à matriz produtiva local, gerando possibilidades de diversificação e maximização da produção local e da área de influência com vistas à sustentabilidade econômica, social e ambiental.

 

 

Corpo Docente

NOMETITULAÇÃOCURRÍCULO LATTES
Adelmo Martins RodriguesMestrehttp://lattes.cnpq.br/2678961893417889
Agnês Raquel CamisãoDoutorahttp://lattes.cnpq.br/9997232595078663
Camila CardosoMestrahttp://lattes.cnpq.br/0001200746250229
Daniel Ferreira CaixetaDoutorhttp://lattes.cnpq.br/6098041384267730
Éder MendesDoutorhttp://lattes.cnpq.br/925252739447455
Elias Emanuel Silva MotaDoutorhttp://lattes.cnpq.br/3909234665860652
Fabio Viana de OliveiraMestrehttp://lattes.cnpq.br/8133996422214763
Jadson Belém de Moura Doutorhttp://lattes.cnpq.br/9177321468873413
Juliana RodriguesDoutorahttp://lattes.cnpq.br/0159522060861544
Karlla Morgana Nunes RochaMestrahttp://lattes.cnpq.br/7583537520923528
Laís Cardoso do Nascimento Mestrahttp://lattes.cnpq.br/0149131791835934
Lilhian Alves de Araújo Doutorahttp://lattes.cnpq.br/9806387106772857
Myriam Christina Alves RodriguesMestrahttp://lattes.cnpq.br/5860210414401839
Sergio Sousa NunesDoutorhttp://lattes.cnpq.br/0226098614536103
Thalita Rodrigues Corredeira MendesEspecialistahttp://lattes.cnpq.br/0374804164496202
Thiago Brito SteckelbergMestrehttp://lattes.cnpq.br/0356511018497554
Vinicius VargasMestrehttp://lattes.cnpq.br/5397270735760953

Infra Estrutura do Curso

  • Salas de aula

As salas de aula implantadas para o curso de Agronomia são excelentes, e estão distribuídas no Bloco E. A quantidade e dimensões são adequadas para número de vagas implementadas, sendo muito cômodas para a permanência do acadêmico. São acessíveis as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (conforme disposto na CF/88, art. 205, 206 e 208, na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei N° 10.098/2000, nos Decretos N° 5.296/2004, N° 6.949/2009, N° 7.611/2011 e na Portaria N° 3.284/2003).

Possuem carteiras em número ideal para acomodar os acadêmicos, além de carteiras para obesos (NBR 9050) e carteiras para não destros. Há equipamentos de multimídia disponíveis, telões para projetor, quadro branco e de avisos, ótima iluminação, natural e artificial, acústica, ventilação natural e com uso de climatizadores e são conservadas tanto em limpeza quanto em infraestrutura. Os banheiros ficam no próprio corredor das salas de aulas, bem como bebedouros.

  • Biblioteca

A biblioteca é gerenciada pelo software Archeslib de controle de bibliotecas, que permite o gerenciamento de todas as demandas para utilização do acervo e empréstimo.

  • Horário de funcionamento:

Segunda a sexta: 12h às 22:30h;

Sábados: 08h às 12h

  • Espaço Físico e Acervo

A Biblioteca da IES funciona em parte dos 2 (dois) primeiros pavimentos do Bloco E. Possui área total de 962,77m².

  • LABORATÓRIOS
  1. Laboratório de Informática
  2. Laboratórios Didáticos Especializados – Centro Tecnológico
  3. Atelier de Desenho Técnico I e II.
  4. Laboratório de Física, Eletricidade e Instalações Elétricas.
  5. Laboratório Multidisciplinar/Microscopia
  6. Laboratório Multidisciplinar de Química.
  7. Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia
  8. Laboratório de Entomologia
  9. Laboratório de Fitotecnia
  10. Laboratório de Solos
  11. Fazenda Escola – A Fazenda Escola de Agronomia está situada a 550 metros da sede da Faculdade Evangélica de Goianésia situada à Rua 22 s/n, zona rural, possui uma área experimental de 18,72 hectares.

 

 

 

Coordenadora do curso

Drª. Agnes Raquel Camisão

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP – Campinas (2013). Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem UNICAMP – Campinas (2017). Atualmente é coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Evangélica de Goianésia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Mulher, Etnia e Saúde, Distúrbios do Assoalho Pélvico, Atenção primária à Saúde, Racismo, Preconceito e Saúde da Família.

Currículo Lattes

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3389-7350

E-mail: enfermagem@evangelicagoianesia.edu.br