Docência do Ensino Jurídico e Prática Advocatícia

Sobre o curso

A proposta do curso se identifica com a necessidade de se investir na formação e no desenvolvimento profissional dos Egressos do curso de Direito, principalmente os da Faculdade Evangélica de Goianésia, numa proposta de formação para docência no ensino jurídico na perspectiva de incubadora de docente.

Na sociedade contemporânea, as rápidas transformações no mundo do trabalho, o avanço tecnológico e os meios de informação e comunicação apresentam desafios á educação superior, principalmente no que tange ao ensino jurídico, e os professores são profissionais essenciais no aprimoramento da qualidade do trabalho escolar e exercem papel imprescindível e insubstituível no processo de mudança social.

O curso foi estruturado com o objetivo de promover o incentivo e a qualificação docente para egressos do curso de Direito, de forma a assegurar o desenvolvimento de competências básicas na atuação do ensino superior e a introdução de egressos do curso de Direito na docência.

Dados do Curso

Grau: Especialização

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Fluxo Contínuo

Duração: 390 horas

Período: Aulas Quinzenais

Vagas: 15 vagas por turma

Campus: Goianésia

Geral:

Promover reflexão crítica sobre a educação superior e o ensino jurídico bem como o papel do professor neste contexto. E especializar os egressos do curso de Direito para atuarem no ensino superior e na prática advocatícia, entendendo sua importância.

Específico:

• Definir, de acordo com os princípios filosóficos, históricos, sociológicos as diretrizes políticas da educação superior, principalmente do ensino jurídico, as bases para uma concepção teórico-metodológica para a docência do ensino superior;
  • Analisar os processos psicológicos e as concepções pedagógicas e os instrumentos que operacionalizam os projetos pedagógicos dos cursos superiores;
  • Planejar, desenvolver e avaliar as atividades de aprendizagem do ensino superior, em particular do ensino jurídico;
  • Discutir o significado ético, social e pedagógico do papel do professor do ensino superior;
  • Apontar a importância da prática advocatícia, baseada em princípios éticos e humanos, bem como a importância da sua função social.

Público Alvo

Advogados, Juízes, Promotores de Justiça, Procuradores, Professores Universitários e demais agentes do direito, bem como outras pessoas que possuam interesse no tema, para que tenham embasamento doutrinário e prático tanto para a docência universitária como para a prática jurídica.

Disciplinas e Carga Horária

DISCIPLINAS CH
TOTAL420
Docência do ensino Jurídico.30
Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação.30
Didática e Metodologia do Ensino Superior.30
Política e Organização do Ensino Superior Brasileiro.30
Psicologia da Educação.30
Política e Organização do Ensino Superior Brasileiro.30
Filosofia e História da Educação Superior.30
Metodologia da Pesquisa Científica.30
Prática Processual Civil.30
Prática Processual Penal.30
Prática Processual Trabalhista.30
Prática Processual em Direito Constitucional.30
Prática Processual em Direito Administrativo, Eleitoral, Previdenciário e Ambiental.30
Trabalho Conclusão de Curso – TCC.30

Período de Realização

Duração: 18 meses
Início: imediato à formação de turma

Horários das Aulas

Sábado: 8h ás 12h e das 13h30 ás 18h
Encontros Quinzenais

18 parcelas de R$450,00

Coordenadora do Curso

Professora Msc. Fernanda Heloísa Macedo Soares

Bacharel em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (2002), atual mantenedora do Centro Universitário Eurípedes de Marília – UNIVEM. Possui Especialização lato sensu em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (2004). Foi bolsista CAPES. Mestre em Direito, área de concentração Teoria do Direito e do Estado, pelo Centro Universitário Euripides de Marília ? UNIVEM (2010). Advogada e Professora Universitária, natural de Pompéia, vem se dedicando a educação jurídica desde 2010, publicou vários artigos em revistas jurídicas e congressos. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Direito durante 4 (quatro) anos na Faculdade de Sinop/MT (FASIP). Atua como docente nas disciplinas de Direito Civil e Processual Civil na Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), é orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso e coordenadora de Projeto de Iniciação Científica, além de ter integrado o corpo docente de professores orientadores do Núcleo de Prática Jurídica da referida IES. Atualmente, também, é Coordenadora de Extensão e Cultura da Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG.

Tenho Interesse

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Whatsapp: (62) 99262-5500

E-mail: posgraduacao@evangelicagoianesia.edu.br