Farmacologia Clínica

Sobre o curso

A utilização de medicamentos no tratamento das diversas doenças e síndromes existentes têm conduzido a uma mudança no perfil de sobrevida e bem-estar psicológico e social dos pacientes submetidos a tal terapia; no entanto, tem trazido consigo também problemas relacionados à má conduta medicamentosa ou à ineficiência do acompanhamento e avaliação farmacoterapêutica. Além disso, novos deveres e ações foram orientados aos profissionais de saúde a fim de ampliar o fornecimento da assistência à saúde da comunidade. Como exemplo tem-se a Resolução Nº 585 de 29 de agosto de 2013 que regulamenta as novas atribuições clínicas do farmacêutico orientando suas práticas como prescritor. Neste sentido, a perspectiva da atenção farmacêutica se ampliou e corresponde a muito mais do que necessariamente dispensar medicamentos. Passa a ser preciso a obtenção de maiores conhecimentos e experiências para dar uma dimensão holística do tratamento farmacoterapêutico, colocando o profissional como também um responsável social. As atribuições clínicas do farmacêutico se encontram consolidadas nos países desenvolvidos e tem ganhado relevância no Brasil nos últimos dez anos. Foi iniciada no ambiente hospitalar, mas tem se difundido pelas farmácias comunitárias e estabelecimentos públicos seguindo protocolos elaborados por órgãos regulamentadores nacionais e internacionais da saúde. Assim, é importante trazer estas novas abordagens, na busca de tornar o profissional habilitado à desenvolver um trabalho eficiente, eficaz e seguro junto ao paciente e toda a comunidade, uma vez que poderá assumir posição estratégica na guinada histórica na saúde pública brasileira e gerar significativa economia para os cofres dos sistemas público e privado.

 

Dados do Curso

Grau: Especialização

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Fluxo Contínuo

Duração: 400 horas

Período: Aulas Quinzenais

Vagas: 15 vagas por turma

Campus: Goianésia

Objetivos

 

Geral:

Capacitar profissionais de nível superior da área das ciências da saúde para atuarem de forma interdisciplinar em ações de atenção farmacoterapêutica na comunidade com visão ampliada do processo saúde-doença e suas intervenções farmacológicas no tratamento. O curso proposto possibilita que os profissionais repensem suas práticas clínicas durante o processo farmacoterapêutico e problematizem o cotidiano da atenção farmacêutica na farmácia hospitalar, comunitária ou clínica, no âmbito privado ou público, incorporando as políticas públicas e programas nacionais de conduta medicamentosa.

Específico:

  • Proporcionar formação interdisciplinar.
  • Capacidade de problematizar o cotidiano de seus atendimentos.
  • Auxiliar na construção de uma visão mais ampliada do processo clínico da farmacoterapia.
  • Possibilitar a construção de uma relação mais humanizada entre paciente e atendimento em saúde.
  • Formar profissionais gabaritados para trabalhar nas diversas áreas em que se divide o campo da saúde, principalmente no interior em que muitas vezes o único atendimento disponibilizado não é do médico, mas de profissionais mais acessíveis como enfermeiros e farmacêuticos.

Público Alvo

 

Farmacêuticos, Nutricionistas, Biomédicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Cirurgião Dentista.

Disciplinas e Carga Horária

 

DISCIPLINAS CH
TOTAL400
Princípios de Farmacologia.30
Farmácia Clínica de Anti-infecciosos.40
Fisiologia Aplicada à Farmacologia20
Farmácia Clínica de Sistema Endócrino.20
Farmácia clínica da dor, inflamação e distúrbios reumáticos40
Farmácia clínica dos distúrbio neurológicos e psiquiátricos.50
Farmácia clínica de agentes antineoplásicos.20
Farmácia clínica do sistema respiratório.20
Ensaios clínicos e protocolos clínicos.15
Farmácia clínica do sistema gastrintestinal.20
Farmácia clínica em sistemas renal e cardiovascular.50
Fundamentos da farmácia clínica e atenção farmacêutica.15
Metodologia Científica20
Trabalho Conclusão de Curso – TCC.30

Período de Realização

 

Duração: 18 meses.
Início: imediato à formação de turma.

Horários das Aulas

 

Dias da semana e horários:

Sábado: 08:00 ás 12:00h e das 14:00 ás 19:00hs

Obs: Encontros Quinzenais.

Investimento

 

18 parcelas de R$.350,00

Coordenadora do Curso

Professora Msc. Camila Cardoso

Farmacêutica pelo Centro Universitário de Anápolis UniEvangélica (2010) e Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Brasilia-UnB (2013). Trabalha com a Docência no Ensino Superior, desempenhando o papel de professora adjunta da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) no curso de Enfermagem. Possui experiência na área de Farmácia, com ênfase em Assistência Farmacêutica na atenção básica à saúde, Farmácia Hospitalar e Ambulatorial.

Currículo Lattes

Tenho Interesse

6 + 12 =

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3389-7350

Whatsapp: (62) 99262-5500

E-mail: posgraduacao@evangelicagoianesia.edu.br

Atendimento via chat
Atendimento via chat