Saúde da Família

Sobre o curso

A relação entre saúde e doença se transformou ao longo dos anos e, consequentemente, o perfil dos trabalhadores também se modificou, trazendo a necessidade de novas roupagens e abordagens entre os profissionais e os usuários dos serviços de saúde. Neste sentido, a perspectiva do atendimento se ampliou e corresponde a muito mais do que necessariamente diagnosticar, passa a ser preciso dar uma dimensão humana a esta relação. Os aspectos culturais se tornam fatores importantes, inclusive no trato de vários males que podem acometer os indivíduos, neste aspecto a saúde da família é de extrema importância para problematizar este conceito que se manifesta em forma de espaço, que muitas vezes é onde se concentra a maior parte das relações entre os usuários dos sistemas de saúde e os profissionais. Assim, é importante trazer estas novas abordagens e vieses, na busca de tornar mais humano o contato e proporcionar maior segurança em indivíduos que muitas vezes estão em situação vulnerável. A saúde da família aqui deve ser problematizada no se conceito, refletida em suas relações para haja a possibilidade de uma visão mais circularizada ao invés da hierarquia habitual.

 

Dados do Curso

Grau: Especialização

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Fluxo Contínuo

Duração: 390 horas

Período: Aulas Quinzenais

Vagas: 15 vagas por turma

Campus: Goianésia

Objetivos

 

Geral:

Capacitar profissionais de nível superior para atuarem de forma interdisciplinar em ações de saúde na comunidade com visão ampliada do processo saúde-doença, onde a saúde deve ter como características a interdisciplinaridade, a contextualização dos agravos à saúde e todos os princípios presentes no SUS, além de oferecer capacitação na Especialização em Saúde da Família para profissionais de nível superior, para integrantes ou futuros componentes das equipes da atenção primária à saúde, propondo-se a desenvolver ações de promoção e proteção do indivíduo, da família e da comunidade. O curso proposto possibilita que os profissionais repensem suas práticas e problematizem o cotidiano da estratégia Saúde da família. E especializar futuros egressos do curso de Enfermagem para atuarem no ensino superior e na prática advocatícia, entendendo sua importância.

Específico:

  • Proporcionar formação interdisciplinar.
  • Capacidade de problematizar o cotidiano de seus atendimentos.
  • Auxiliar na construção de uma visão mais ampliada do processo saúde/doença.
  • Possibilitar a construção de uma relação mais humanizada entre paciente e atendimento em saúde.
  • Formar profissionais gabaritados para trabalhar nas diversas teias em que se divide o campo da saúde, principalmente no interior em que muitas vezes o único atendimento disponibilizado não é do médico.

Público Alvo

 

Egressos do curso Enfermagem e graduados em áreas afins, preferencialmente da FACEG ou das mantidas da AEE que tenham interesse. Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Farmácia, Biomedicina.

Disciplinas e Carga Horária

 

DISCIPLINAS CH
TOTAL390
Atenção à Saúde da Mulher no Programa Saúde da Família. 20
Atenção do Serviço Social no Programa Saúde da Família.20
Introdução à Saúde da Família.10
Atenção à Saúde Mental no Programa Saúde da Família.20
Epidemiologia.20
Determinantes Sociais e PSF.20
Atenção à Saúde do Adulto no Contexto Saúde da Família.20
Atenção à Saúde do Trabalhador.20
História do SUS e Programa Saúde da Família.20
Violência Intra Familiar.20
Metodologia Científica.10
Atendimento Oncológico no PSF.20
Saúde do Homem no PSF.20
Gestão da Saúde da Família.40
Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente no PSF.20
Saúde do Idoso no PSF.20
Gerência de Serviços de Saúde da Família.20
Trabalho Conclusão de Curso – TCC.60

Período de Realização

 

Duração: 18 meses
Início: imediato à formação de turma

Horários das Aulas

 

Dias da semana e horários:

Sábado: 08:00 ás 12:00h e das 14:00 ás 19:00hs

Obs: Encontros Quinzenais.

Investimento

 

18 parcelas de R$350,00

Coordenador do Curso

Professor Dr. Éder Mendes de Paula

Primeira Graduação em História, Segunda Graduação em Pedagogia. Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (2011), Doutor pela Universidade Federal de Goiás (2016) ambas pesquisas voltadas para saúde mental em Goiás e as articulações entre Direito e Psiquiatria com ênfase na lei 10.216/01 e as políticas em prol do louco infrator. Atualmente, professor na Faculdade Evangélica de Goianésia atuando nas disciplinas de Filosofia Jurídica, Sociologia Jurídica, Sociologia Geral e Antropologia Aplicada à Saúde da Família. Atuo também na Pós-Graduação de Saúde Mental da Faculdade Delta em Goiânia. Membro do Conselho Científico da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências e Parecerista Ad Hoc da Revista Tecnia do Instituto Federal de Goiás, Coordenador do Grupo – Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Sociologia e Direito (EPISOD) da Faculdade Evangélica de Goianésia.

Currículo Lattes

Tenho Interesse

5 + 15 =

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3389-7350

Whatsapp: (62) 99262-5500

E-mail: posgraduacao@evangelicagoianesia.edu.br

Atendimento via chat
Atendimento via chat