Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

Programa de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica – PICT

A Faculdade Evangélica de Goianésia, por meio da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, atuando em Cooperação Técnica com o Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica institucionaliza o Programa de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (PICT).

O programa conta com bolsas de Bolsa de Iniciação Científica, Bolsas de Inovação Tecnológica e atuação de voluntários, motivado pela convicção da importância de se investir em pesquisa. Essa iniciativa contraria o estigma de reprodutoras de conhecimento imputado às Instituições de Ensino Superior privadas.

O projeto acadêmico da Faceg assume  relevância da relação pesquisa/ensino/extensão, cria condições efetivas para sua maior aproximação. Por isso, busca-se o fortalecimento da relação pedagógica entre professor/aluno, fazendo da pesquisa um autêntico laboratório de aprendizagem, de produção de conhecimento.

Linhas de Pesquisa

- Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente

- Saúde e Sociedade

- Tecnologias e Meio Ambiente

- Estudos Transversais em Educação

- Cidadania e políticas públicas

- Engenharias:

Editais – Coordenação de Pesquisa e Inovação

Edital 2016/2017

Edital 2015/2016

Edital 2014/2015

Edital de Tradução de Artigos

Linhas de Pesquisa

Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente:

Gestão ambiental; Gestão urbana; Políticas públicas; Direito ambiental e Legislação ambiental. História regional; História, memória, oralidade e transformações urbanas; História da cidade e territorialidade urbanas; História, educação e tecnologia.  Desenvolvimento rural, uso de tecnologia agrícola, sustentabilidade e desenvolvimento social no meio rural. Sustentabilidade e meio ambiente.

Saúde e Sociedade:

Políticas públicas de saúde; Promoção de saúde; Tendências demográficas e epidemiológicas das populações brasileiras; Atuação e ensino em saúde; Gestão e avaliação de programas e serviços de saúde; Relação Profissional de Saúde/Paciente. Processo saúde-doença: Atenção à saúde em doenças infecciosas, parasitárias, crônico-degenerativas e neoplásicas. Cuidar/cuidado em enfermagem; Cuidado de enfermagem em obstetrícia; Cuidado de enfermagem para pacientes com distúrbios cardíacos-respiratórios; Humanização do cuidado em enfermagem. Fisiologia do exercício: Atividade física e obesidade; Atividade física, cardiopatias e risco cardíaco-respiratório; Exercício, motricidade e qualidade de vida; Exercício para grupos especiais. Processo saúdedoença em fisioterapia: Bases, métodos e técnicas de avaliação e tratamento  fisioterapêutico; Ações preventivas em fisioterapia e saúde coletiva; Abordagem fisioterapêutica dos sistemas músculo-esquelético e tegumentar; Abordagem fisioterapêutica do sistema cardiorrespiratório; Abordagem fisioterapêutica do sistema nervoso. Processo saúde-doença em odontologia: Epidemiologia das doenças bucais nas populações humanas; Controle de Infecções na Clínica Odontológica; Diagnóstico e Tratamento das Doenças Cárie e Periodontal; Saúde, função e estética em Odontologia.

Tecnologias e Meio Ambiente:

Sensoriamento remoto (aéreo e orbital); Processamento, interpretação e aplicação de imagens; Sistemas de Informação Geográfica (SIGs); Tratamento de informações para obtenção de mapas temáticos.

Estudos Transversais em Educação:

Linguagem e Representação; Memória e Identidade; Educação e Sociedade.

Cidadania e políticas públicas:

Proteção social no Estado Contemporâneo. Neo-Constitucionalismo e Democracia.

Engenharias:

Caracterização de materiais, estruturas e modelagem numérica. Integridade estrutural. Análise teórico-experimental. Engenharia de materiais e metalúrgica.

“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”

Isaac Newton

E-mail: pesquisa@evangelicagoianesia.edu.br